Clariô Energia

Como escolher o seu Inversor Solar

A escolha do inversor solar ideal para a sua necessidade é fundamental para garantir o máximo desempenho do seu Sistema de Energia Solar. Ele desempenha um papel crucial, convertendo a energia gerada pelas placas solares em eletricidade utilizável para sua casa ou empresa. Mas como escolher o modelo ideal de inversor? Vamos explorar alguns aspectos importantes que podem te ajudar a selecionar o inversor solar perfeito para o seu sistema.

Existem dois tipos de inversores: string e microinversor

A principal diferença entre eles está na forma como é feita a ligação das placas solares no sistema, através do Rastreador de Máxima Potência ou “MPPT”. Por isso, antes de explicar os tipos de inversores, vamos entender o que é o MPPT.

O que é MPPT?

O MPPT (Maximum Power Point Tracking) é uma técnica usada em inversor solar para otimizar a geração de energia das placas solares. O MPPT é responsável por ajustar a tensão de entrada das placas solares para maximizar a produção de energia, levando em consideração a quantidade de irradiação solar que incide sobre elas. 

Portanto, quando todas as placas solares têm a mesma orientação, o MPPT pode realizar esse ajuste de maneira mais precisa e eficaz, pois todas as placas estão experimentando condições semelhantes de irradiação. No entanto, quando as placas solares estão instaladas com diferentes orientações, as condições de irradiação pode variar significativamente entre elas. Isso significa que algumas placas podem estar produzindo mais energia do que outras, e o inversor com apenas um MPPT pode não ser capaz de otimizar completamente o desempenho de todas as placas.

Agora que entendemos o que é MPPT, vamos entender como essa técnica é utilizada por cada tipo de inversor solar disponível.

Tipos de Inversores

Inversor String

O nome “inversor de string” se refere à forma como as placas solares são conectadas a ele.

A característica principal de um inversor string é que ele é conectado a um conjunto de placas solares, geralmente agrupadas em uma série, também chamada de “string”. Essa configuração em série permite que as placas solares gerem uma corrente contínua combinada, que é então convertida em corrente alternada pelo inversor. O inversor string, assim como o nome sugere, é projetado para lidar com a potência gerada por várias placas solares conectadas em série.

Os inversores string residenciais geralmente possuem de 1 a 3 MPPT, o que significa que eles otimizam a geração de energia para todas as placas solares conectadas a esse MPPT específico. Isso funciona bem quando todas as placas conectadas à MPPT específica têm a mesma orientação e estão sujeitas às mesmas condições de irradiação solar.

No entanto, como mencionado anteriormente, em sistemas onde as placas têm orientações diferentes, o desempenho de um inversor de string com apenas um MPPT, por exemplo, pode ser impactado. Isso ocorre porque o MPPT não consegue otimizar eficientemente a geração de energia para placas com diferentes condições de irradiação.

Vantagens do Inversor String

Agora que você já sabe como funciona o Inversor String, vamos conhecer as principais vantagens desse modelo:

  1. Custo Efetivo: Uma configuração com inversor string tende a ser mais barata em comparação com a configuração com microinversores,

  2. Eficiência Energética: Em situações onde todas as placas têm a mesma orientação e condições de sombreamento semelhantes, os inversores string são bastante eficientes.

  3. Menor Manutenção: Geralmente, há menos componentes individuais a serem mantidos, resultando em uma manutenção mais simples.

  4. Expansão Facilitada: Adicionar mais placas solares ao sistema com inversor string é muito simples, desde que haja capacidade ociosa.

  5. Facilidade de Acesso: O inversor string é instalado em local acessível, onde o consumidor tem acesso ao display do equipamento, com informações sobre a geração de energia do sistema. 

Microinversor

A principal diferença entre um microinversor e um inversor string é que o microinversor possui 4 MPPT que é conectada diretamente a cada placa solar, em vez de a um grupo de placas.

Em um sistema de microinversor, cada placa solar possui seu próprio MPPT dedicado. Isso significa que cada placa gera sua própria corrente alternada, o que elimina a necessidade de agrupar várias placas em série, como é o caso dos inversores string. Cada MPPT do microinversor é responsável por otimizar a geração de energia da placa solar ao qual está conectado, independentemente das condições de irradiação ou orientação das outras placas.

Vantagens do Microinversor

Já conhecemos o funcionamento dos microinversores. Agora, vamos entender as vantagens desse modelo:

  1. Otimização Individual: Cada placa solar é otimizada independentemente, o que maximiza a geração de energia em sistemas com placas com diferentes orientações ou sujeitos a sombreamento parcial.

  2. Flexibilidade de Design: Os sistemas de microinversores permitem designs mais flexíveis, com placas instaladas em diferentes ângulos e orientações.

  3. Monitoramento Individual: Os microinversores oferecem recursos de monitoramento individual de placas solares, permitindo rastrear o desempenho de cada placa em tempo real.

  4. Menos Impacto de Falhas: Se uma placa ou microinversor apresentar problemas, isso afeta apenas uma placa específica, enquanto em sistemas de inversores de string, um problema em uma placa pode afetar todo o grupo.

  5. Expansão Facilitada: Adicionar placas solares extras é mais simples com microinversores, pois não há necessidade de ajustar toda a configuração.

Principais Fabricantes

O mercado de inversores solares oferece uma ampla variedade de marcas, mas nem todos os inversores são iguais. Ao classificar os fabricantes de inversores, assim como para as placas, vários fatores devem ser levados em consideração: reputação do fabricante, qualidade do dispositivo, desempenho, falhas, garantias, assistência técnica, etc.

Na Clariô, recomendamos e trabalhamos com empresas bem estabelecidas no setor, com uma longa história de atuação, oferecendo produtos de alta qualidade, garantias de longo prazo e serviço de assistência técnica local, rápido e eficiente. Alguns dos principais fabricantes de inversores solares incluem Fronius, Growatt e Sungrow, enquanto os principais fabricantes de microinversores solares incluem Deye, APsystems e Hoymiles.

Certifique-se de escolher o tipo e o fabricante certos de acordo com suas necessidades e objetivos.