Clariô Energia

Como reduzir a fatura de energia de empresas do Grupo A?

Os consumidores do Grupo A geralmente são empresas, indústrias, hospitais, shoppings, entre outros estabelecimentos comerciais ou industriais.

Os consumidores do Grupo A são considerados clientes de alta tensão e têm tarifas diferenciadas em relação aos consumidores residenciais e comerciais de baixa tensão. Essas tarifas são compostas por uma parcela fixa (cobrada de acordo com a demanda contratada) e uma parcela variável (cobrada de acordo com o consumo de energia elétrica).

A parcela variável possui tarifas diferentes a depender do horário de consumo, sendo mais elevada para o horário de pico, chamado Horário de Ponta, que corresponde ao consumo das 18h às 21h, e mais baixa para o consumo fora deste período, chamado Horário Fora Ponta.

O valor da tarifa de Horário de Ponta varia de acordo com a concessionária e a região do país, mas em geral é significativamente mais alta do que a tarifa cobrada durante o Horário Fora de Ponta. Em geral, a tarifa de energia elétrica durante o Horário de Ponta chega a ser até três vezes mais cara do que durante o Horário Fora de Ponta.

Sistema de Energia Solar para fornecimento em Horário de Ponta

Um Sistema de Energia Solar para fornecimento do consumo em Horário de Ponta busca reduzir os custos de energia elétrica para os consumidores do Grupo A, que enfrentam tarifas significativamente mais altas durante o horário de pico.

Este sistema utiliza Painéis Solares para gerar energia elétrica durante o dia e armazena essa energia em baterias.

Quando a tarifa de energia elétrica é mais cara, das 18h às 21h, a energia armazenada nas baterias é utilizada para suprir a demanda de energia elétrica da empresa.

Para isso, é importante ter um sistema de armazenamento de bateria que seja capaz de armazenar energia suficiente para atender a demanda durante o horário de pico.

Com isso, é possível reduzir significativamente a conta de energia da empresa, tendo um ROI de até 4 anos.

Outros artigos que podem te interessar: