Clariô Energia

Geração de Energia Solar com Armazenamento em Baterias

Em um mundo onde dispositivos eletrônicos, eletrodomésticos e, mais recentemente, carros elétricos, movem a vida cotidiana, a disponibilidade de energia torna-se mais fundamental do que nunca.

É nesse cenário que a geração própria de eletricidade, através do sol, combinada com armazenamento em baterias, surge como uma mudança transformadora, proporcionando conforto e confiabilidade ao redor de nossa casa.

Imagine acordar pela manhã sabendo que a energia do sol está alimentando sua casa. Os painéis solares convertem a luz solar em eletricidade, enquanto o inversor híbrido inteligente distribui essa energia de maneira eficiente, alimentando os dispositivos e carregando a bateria para eventualidades.

Conforme o dia avança, não há mais preocupações com picos de consumo ou apagões inesperados. Se a rede elétrica falhar, seu sistema híbrido automaticamente assume, mantendo as luzes acesas, os alimentos refrigerados e os dispositivos carregados. Você se torna menos dependente da imprevisibilidade da rede.

A revolução do armazenamento de energia solar não é apenas uma conquista técnica; é uma transformação na forma como nos relacionamos com a energia. Trata-se de autonomia, tranquilidade, conforto e segurança, essencialmente com sustentabilidade.

Como Funciona um Sistema de Energia Solar com Armazenamento

Os painéis solares captam a irradiação solar, convertendo a irradiação em eletricidade, através de um processo chamado Efeito Fotovoltaico.

A eletricidade produzida pelos painéis solares é direcionada para o inversor híbrido que transforma a eletricidade produzida em corrente contínua para corrente alternada.

Durante o dia, enquanto os painéis solares estão produzindo eletricidade, a energia é enviada diretamente para o consumo do imóvel e carregamento das baterias. A energia excedente, que ultrapassa o consumo simultâneo com a geração solar, é enviada para a rede de distribuição da concessionária, convertendo a energia em créditos.

Dessa forma, quando o Sistema de Energia Solar não está produzindo energia, como à noite, o imóvel utilizará os créditos provenientes da energia excedente injetada na rede de distribuição. 

No caso de falta de energia da concessionária, o inversor híbrido bloqueia o envio de energia para a rede de distribuição e libera a energia armazenada nas baterias para as cargas prioritárias do imóvel.