Clariô Energia

Melhores Inversores Solares em 2023

Em busca dos melhores inversores solares residenciais comercializados em 2023, a Clean Energy Review, analisou os equipamentos disponíveis em todo o mundo, com base na qualidade, recursos, monitoramento, garantia, serviço e feedback de instaladores solares e profissionais do setor. O resultado desta análise ajudará você a adquirir o seu Sistema de Energia Solar de alta qualidade e segurança.  

Critérios de Avaliação dos Inversores Solares

A comparação concentrou-se principalmente em inversores solares on-grid, conectados à rede, mas também observou os modelos de inversores híbridos de alguns fabricantes.

  • Características Técnicas
  • Qualidade e Confiabilidade
  • Serviço de Suporte
  • Monitoramento
  • Garantia

Faixa de Preço do Inversor Solar

Há uma diferença de preço considerável entre as centenas de inversores solares disponíveis. Por exemplo, um inversor on-grid de 5 kW de um fabricante não reconhecido pode custar R$ 2.300,00, enquanto um inversor de 5 kW de qualidade premium pode custar até R$ 5.700,00. No entanto, considerando as altas taxas de falhas de inversores de baixo custo e a dificuldade de reivindicar garantias, é altamente recomendado investir em uma unidade de maior qualidade. 

É importante notar que os inversores híbridos usados ​​para armazenamento de energia geralmente custam de 20 a 30% mais do que o inversor solar de tamanho equivalente devido aos controles adicionais da bateria e ao monitoramento de energia.

Cuidados com o Inversor Solar

O inversor solar é a parte mais sofisticada de qualquer sistema solar conectado à rede. Ele é o responsável por converter a energia produzida pelos painéis solares em corrente contínua para corrente alternada, fornecendo a energia para o imóvel e injetando na rede de distribuição o excedente produzido.

Como qualquer equipamento elétrico, os inversores solares devem ser instalados em local protegido ou sombreado para evitar condições climáticas extremas e grandes variações de temperatura. A vida útil de um inversor solar aumentará significativamente se estiver protegido de chuva e luz solar direta.

Ranking das Melhores Marcas de Inversores Solares em 2023

1. Fronius

Os inversores Fronius mantiveram o primeiro lugar durante grande parte dos últimos anos, desde o lançamento, em 2012. Estes inversores fabricados na Áustria tornaram-se o inversor preferido para muitas instalações solares domésticas e comerciais devido ao seu desempenho e confiabilidade comprovados, design exclusivo de encaixe que torna a manutenção e a instalação muito simples, além do excelente serviço da equipe de suporte da Fronius. A garantia básica é de 5 anos, e uma garantia estendida adicional de 5 anos está disponível quando o inversor é registrado online, o que resulta em uma garantia total de 10 anos. 

Uma das razões da confiabilidade e do desempenho da Fronius é o sistema de “resfriamento ativo” incorporado em seus equipamentos. Todos os componentes eletrônicos de potência têm uma temperatura operacional máxima, após a qual a potência precisa ser reduzida para evitar superaquecimento e possíveis danos. O resfriamento ativo é um sistema de resfriamento forçado por ventilador que extrai calor a uma taxa mais alta, reduzindo o estresse térmico e aumentando a produção de energia em altas temperaturas ambientes. 

2. SolarEdge

Os inversores SolarEdge tornaram-se cada vez mais populares em todo o mundo nos últimos anos devido ao design exclusivo que utiliza otimizadores que permitem otimização e controle de energia individual no nível do painel solar.

Os inversores compactos SolarEdge Home Hub estão disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos, de 3kW a 10kW. Todos os inversores Solaredge devem ser instalados com um otimizador adicional para cada painel. Os otimizadores aumentam o custo, porém apresentam diversos benefícios, incluindo monitoramento em nível de painel e otimização na geração de energia, resultando em ganho de eficiência.

Os otimizadores Solaredge são pequenos módulos eletrônicos conectados à parte traseira de cada painel solar que permitem que cada painel opere em seu nível máximo de potência. 

Os otimizadores SolarEdge oferecem desligamento rápido para maior segurança, ajudam a reduzir as perdas por sombreamento e podem fornecer detecção precoce de possíveis problemas. No entanto, os otimizadores também aumentam a complexidade do sistema. A SolarEdge oferece garantia estendida de 12 anos.

3. Sungrow

Fundada em 1997 por um professor universitário, a Sungrow é um dos maiores fornecedores globais de inversores solares e um dos principais fabricantes chineses de inversores. A linha residencial SG tornou-se muito popular devido ao preço competitivo, grande confiabilidade e boa reputação de serviço e qualidade. 

Os inversores Sungrow receberam excelente feedback, têm ótima relação custo-benefício e contam com uma garantia estendida de 10 anos. Os novos inversores string são baseados na mesma arquitetura de inversor híbrido e apresentam uma função inteligente que reduz ou elimina o problema de degradação potencial induzida (PID) em painéis solares, além de uma varredura da curva de tensão e corrente para ajudar a identificar quaisquer falhas nos painéis solares. O inversor Sungrow residencial também possui 3 MPPTs, diferente de seus concorrentes que, no geral, possuem até 2 MPPTs, permitindo utilizar três sequências independentes de painéis em diferentes orientações, tornando-a perfeita para telhados mais complexos ou áreas parcialmente sombreadas.

4. SMA

A fabricante alemã SMA Solar Technologies era amplamente considerada a melhor fabricante de inversores string antes que a Fronius assumisse o primeiro lugar em 2016. No entanto, a nova série de inversores SMA recuperou a participação de mercado depois que a empresa transferiu toda a produção de volta para a Alemanha em 2019. Os inversores SMA têm um histórico comprovado de confiabilidade e são geralmente considerados um dos inversores da mais alta qualidade disponíveis. O serviço e suporte locais são excelentes e a SMA oferece uma garantia estendida opcional de 10 a 20 anos.

Os inversores da SMA não possuem display e dependem apenas da comunicação Wi-Fi para configuração e monitoramento.

5. Huawei | WEG

A gigante chinesa das comunicações Huawei entrou no mercado solar residencial em 2018 com um inversor solar compacto e leve, repleto de recursos. Devido ao enorme volume de inversores comerciais e de utilidade pública vendidos globalmente, a Huawei é um dos maiores fabricantes mundiais de inversores solares e investiu bilhões em pesquisa e desenvolvimento na última década.

Os inversores Huawei também funcionam como inversores híbridos e são compatíveis com os otimizadores e a bateria Huawei. 

A WEG, empresa multinacional brasileira, através de uma parceria com a Huawei, utiliza sua tecnologia para a comercialização de inversores no Brasil com marca própria.