Ao considerar a transição para Energia Solar, você irá se deparar com medidas como kW, kWh e kWp.
Conhecer o significado de cada uma delas, irá te ajudar a entender as características do seu Sistema de Energia Solar e como as unidades de medida se relacionam entre si.
O kW (Quilo-Watt) é a medida de potência elétrica.
A potência elétrica quantifica em números a capacidade que um equipamento elétrico tem de realizar uma função a qual ele foi projetado.
Em termos práticos, a potência é dada em Watts (W) ou em Quilowatt (kW), que é a quantidade de Watts multiplicada por 1.000.
Ou seja, um painel solar de 550W de potência tem maior capacidade de produção de energia do que um painel solar de 460W, por exemplo.
O kWh (Quilo-Watt-Hora) é a medida de energia elétrica consumida.
Energia = Potência (kW) x Tempo (h)
Assim, a energia elétrica é a quantidade de potência elétrica utilizada durante um certo período de tempo.
Digamos que em sua fatura a concessionária indicou um consumo de energia para o mês de outubro de 500kWh.
Sabendo que o mês possui em média 720 horas, é certo dizer que você consumiu cerca de 0,694 kW ou 694 W de potência por hora ao longo do mês de outubro.
O kWp (Quilo-Watt-pico) é uma unidade de potência que caracteriza os painéis solares.
Como se sabe, a produção de energia do painel solar está diretamente relacionada com o índice de irradiação incidente em sua superfície.
Por exemplo, um Sistema de Energia Solar de 5 kWp, em um dia típico, produzirá mais energia ao meio-dia, quando o sol incide diretamente nos painéis solares, do que no início da manhã ou no final da tarde.
Portanto, no pico da geração solar, esse sistema terá uma potência de 5kW, que sofrerá alterações ao longo do dia e meses, conforme o índice de irradiação.
Posso ajudar?