De acordo com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), São Paulo é líder no segmento de micro e minigeração distribuída de energia solar, com mais de 300 mil sistemas instalados. Com uma população de pouco mais de 46 milhões de habitantes, São Paulo possui mais de 2,68 GW de potência em energia solar instalada em residências, fachadas e pequenos e médios terrenos, distribuídos pelos 645 municípios do estado.
Os sistemas instalados em residências e estabelecimentos comerciais são os mais predominantes em São Paulo, totalizando 257,8 mil e 25,8 mil, respectivamente. As cidades de São Paulo, São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto e Presidente Prudente são as que possuem o maior número de sistemas de energia solar em operação no estado, totalizando mais de 46 mil conexões.
As concessionárias CPFL Paulista e Elektro lideram em número de sistemas fotovoltaicos registrados em suas áreas de concessão, com 134,7 mil e 60,2 mil conexões ativas, respectivamente. Quanto às modalidades de geração, mais de 268,7 mil sistemas são de geração própria, enquanto 28,8 mil são de autoconsumo remoto e 2,4 mil são de geração compartilhada. São apenas 14 as unidades consumidoras com múltiplas unidades no estado, segundo a ANEEL.
As modalidades de geração referem-se às formas como a energia elétrica é gerada e utilizada pelos consumidores:
Geração própria: sistemas de energia renovável instalados em residências, empresas ou propriedades rurais, com o objetivo de gerar energia elétrica para consumo próprio. Nesse caso, o excedente de energia produzido pode ser injetado na rede elétrica, gerando créditos de energia que podem ser utilizados posteriormente.
Autoconsumo remoto: nessa modalidade, o consumidor instala um sistema de geração de energia em um local diferente de onde a energia é consumida. Por exemplo, pode ser instalado um sistema de energia solar em uma propriedade rural para abastecer uma empresa localizada em uma área urbana distante. Nesse caso, a energia gerada é transmitida para o local de consumo através da rede elétrica.
Geração compartilhada: nessa modalidade, um grupo de consumidores se une para instalar um sistema de geração de energia renovável em um local diferente do local de consumo. A energia gerada é distribuída entre os consumidores participantes, que podem abater sua conta de energia elétrica com os créditos gerados pelo sistema.
Posso ajudar?