No Brasil, a ausência de uma certificação técnica abrangente abre espaço para uma proliferação de painéis solares sem garantias de qualidade. Diante desse cenário, os testes mais completos realizados por organizações internacionais tornam-se referência para certificar atributos cruciais como operação sob condições extremas, durabilidade e resistência à degradação.
Não é incomum encontrarmos novos fabricantes de painéis solares com ofertas imbatíveis, que apresentam uma potência, mas na prática não entregam. Isso significa que um sistema de energia solar com esses equipamentos dificilmente atingirá o desempenho projetado.
Por isso, reforçamos que os testes do Inmetro, embora importantes, não são considerados suficientes para atestar a qualidade dos painéis solares.
O Inmetro busca maior controle no mercado nacional, estabelecendo padrões mínimos de segurança, desempenho e compatibilidade dos equipamentos. No entanto, a responsabilidade pela qualidade é do próprio fabricante, de acordo com o instituto.
Certificações e selos de qualidade voluntários tendem a ser mais abrangentes, garantindo desempenho e durabilidade, de acordo com padrões internacionais.
Escolher painéis solares certificados é essencial para a eficiência e durabilidade do sistema de energia solar, assegurando um investimento seguro e sustentável.
Posso ajudar?