Clariô Energia

TOP Performer: Painéis Solares com melhor desempenho

À medida que a indústria de Energia Solar amadureceu, desenvolvedores, investidores e seguradoras perceberam que pode haver uma diferença significativa entre os painéis solares disponíveis no mercado.

Por isso, desde 2014, e agora em sua 8ª edição, o PV Evolution Labs (PVEL), um dos principais laboratórios independentes de testes da indústria solar, publica o Scorecard de confiabilidade de painéis solares, conforme os critérios do Programa de Qualificação de Produto (PQP).

O PQP da PVEL é um regime de testes que qualifica os fabricantes de painéis solares, considerando, dentre outros:

  • Teste de ciclo térmico;
  • Calor úmido;
  • Sequência de estresse mecânico;
  • Degradação induzida por potencial;
  • Degradação induzida por temperatura leve e elevada;
  • Durabilidade do backsheet;
  • Desempenho de rendimento de energia
  • Resistência ao impacto de granizo.

O objetivo do relatório divulgado pelo laboratório é mitigar os riscos do investimento em um Sistema de Energia Solar, através do fornecimento de informações que qualificam os fabricantes dos painéis solares, ajudando os proprietários dos imóveis a determinarem o fabricante de painel solar que deve ser considerado em seu projeto.

O PVEL geralmente lança novos testes a cada dois anos à medida que novos modos de falha evoluem. Por exemplo, o teste de degradação induzida por temperatura leve e elevada (LETID) foi adicionado em 2018 para testar o que era a principal falha das células PERC. O PVEL também adicionou recentemente a sequência de estresse de granizo porque o granizo se tornou um problema significativo nos últimos anos.

A participação no PQP e Scorecard do PVEL é voluntária para fabricantes e apenas os tipos de modelo de painéis solares de alto desempenho são nomeados no Scorecard. Até o momento, o PVEL testou mais de 500 modelos de mais de 50 fabricantes.

Confira abaixo o resultado do Top Performer de 2023.

Outros artigos que podem te interessar: